O foco da construção sustentável deve ser a boa administração dos recursos naturais disponíveis e a redução dos impactos negativos da obra sobre o meio ambiente. Por isso, nesses casos, convém priorizar novos materiais e novas tecnologias que propiciem essas condições.
Quando se trata de construir uma casa sustentável, proprietários e arquitetos podem escolher entre uma ampla gama de materiais de construção. A decisão sobre a escolha de determinado recurso depende de diversos fatores, incluindo o custo e o desempenho de suas aplicações específicas no projeto.
O Brasil já ocupa um papel de destaque entre os países que mais investem na construção de casas sustentáveis. O constante desenvolvimento de novas tecnologias e de novos materiais de construção é, sem dúvida, um estímulo para esse cenário.
Conheça alguns dos materiais inovadores para construções mais sustentáveis.
Uma enorme quantidade de rolhas de vinho é descartada diariamente, aumentando o volume de lixo nos aterros sanitários.
As caraterísticas únicas da cortiça permitem a reciclagem do material, que pode ser utilizado como revestimento e pavimento de uma casa sustentável. Além de ser antialérgico, o material é sinônimo de conforto e durabilidade.
A cortiça também pode ser transformada em tecido vegetal, dando origem a uma cobertura fina, que pode ser colorida com pigmentos naturais. Utilizado como revestimentos de paredes, esse tecido aumenta o isolamento térmico e acústico de um ambiente.
O favo de mel é um aglomerado de células hexagonais de cera de abelha que preenchem o interior de uma colmeia. Embora seja poroso, esse material é resistente, maleável e muito durável. Se misturado ao pó de mármore, material que é descartado em refinarias, o favo de mel pode substituir mantas asfálticas ou argamassas termoplásticas na construção de lajes e terraços, evitando infiltrações.
O favo de mel também pode ser utilizado como impermeabilizante natural em estruturas de madeira de uma construção.
A telha ecológica de fibras vegetais é um material de construção sustentável muito resistente. Ela se adéqua aos mais diferentes estilos arquitetônicos.
A telha ecológica acumula pouco calor e não retém umidade, sendo uma excelente opção para cobertura, considerando a diversidade de climas existentes no nosso país. O produto é leve e não exige uma estrutura robusta no madeiramento do telhado, trazendo economia para o projeto e favorecendo uma construção mais rápida.
A escolha criteriosa dos materiais de uma casa sustentável deve observar aspectos como a durabilidade a função do material, que garantirão a qualidade e a durabilidade da construção. Além disso, incluir materiais de construção inovadores na construção do imóvel é uma escolha inteligente e que representa um grande benefício para o meio ambiente.
Em vez de poluir os oceanos e sujar as ruas da cidade, o plástico descartado pode ser utilizado como matéria-prima para a fabricação de blocos de construção. Duráveis, os tijolos de plástico dispensam cimento ou argamassa, uma vez que se encaixam como peças de LEGO®. Além disso, eles dispensam pintura externa.
Esse tipo de tijolo conta com um aditivo que o torna resistente ao fogo e, como os blocos são feitos de plástico, são praticamente inquebráveis. Seu processo de fabricação não usa produtos químicos e não emite gases de efeito estufa, que poluem a atmosfera.
Todo o aço usado na construção de uma casa sustentável pode ser reciclado, um feito que a maioria dos materiais de construção consegue alcançar.
O aço é durável, resistente às pragas e é desprovido de produtos químicos tóxicos. O aço reciclado pode ser utilizado na estrutura, na cobertura e até mesmo para compor as partes aparentes do projeto.
Inscreva-se e receba todas nossas novidades.